//Necessidade global e urgente: por que devemos tornar o transporte coletivo atraente

Necessidade global e urgente: por que devemos tornar o transporte coletivo atraente

Artigo publicado no Linkedin de Túlio Lessa, sócio-fundador da Ecobonuz. Clique aqui para ver o post original.

Poucos temas possuem tamanho consenso entre pesquisadores, especialistas e organizações de todo o mundo como a questão do transporte: todos convergem ao dizer que o investimento em transporte coletivo é algo urgente e necessário. Não apenas para a mobilidade urbana, mas para a qualidade de vida da população mundial através da diminuição da poluição.

O relatório “Transport And Climate Change Global Status Report” reuniu mais de 40 organizações internacionais e deixou evidente a importância de investimento em modalidades coletivas de transporte (veja AQUI a reportagem do Diário do Transporte). Uma necessidade global e urgente. Só para se ter uma ideia, das emissões de CO2 (gás carbônico) na atmosfera correspondentes ao transporte:

– 45% são provenientes de carros (que transportam no máximo 5 pessoas);
– 5% são provenientes de ônibus e micro-ônibus (que podem transportar dezenas de pessoas).

Essa informação poderia estimular o investimento em transportes coletivos e menos poluentes no Brasil, mas a realidade é outra. O relatório nos mostra que, na contramão da história, nosso país investe mais em modalidades de transporte individual, o que gerou um aumento de 38% na emissão de CO2 por habitante entre 2000 e 2016.

Esse é o cenário. E iniciativas sedutoras – porém prejudiciais para a cidade – como os aplicativos de transporte individual, tendem a agravar a situação. Então, o que fazer?

Acredito que a melhor resposta é: vamos tornar o transporte coletivo algo ATRAENTE. Atraente para as empresas do setor. Atraente para investidores. Atraente para os consumidores. Essa é, inclusive, uma das medidas indicadas pelo relatório global, que destaca que o Brasil precisa apoiar projetos inovadores que diminuem a emissão de CO2.

“Oxigenar” o setor do transporte com iniciativas inovadoras é algo que pode superar preconceitos e desconfianças históricos. Nesse cenário, a Ecobonuz é mais uma das ações que possuem potencial para mudar nossa triste realidade, porque cria formas de incentivo para que as pessoas utilizem o ônibus (ou metrô, etc) em detrimento dos carros (de aplicativos ou particulares).

Não é apenas negócio, é a nossa sobrevivência, nossa qualidade de vida. Precisamos investir no COLETIVO!

Conheça a Ecobonuz. Torne o transporte coletivo atraente.

Estamos conectados nas seguintes plataformas: